sábado, 18 de outubro de 2008

SAÚDE: DIRETO DO CIDADÃO, DEVER DO GOVERNO!

A FUNAI para se eximir de suas responsabilidade ficou super feliz com o decreto nº 23 de 1991, pois esse decreto há favoreceu ao dizer que a FUNAI não é responsável pela saúde indígenas, a qual passaria a ser da FUNASA.

Mais sempre quando falamos de saúde, várias pessoas esquecem que saúde não é apenas atendimento médico hospitalar, mais também saúde é saneamento básico, moradia, escolaridade e alimentação ou seja o bem está do ser humano tanto físico e psíquico.

O governo na esfera Federal é responsável pela saúde um todo, o qual repassa a verba para a esfera Estadual e o Estado para o Município. Embora qualquer esfera é obrigatória há nos oferecer um atendimento digno, mais a realidade é totalmente diferente.

Independente de noção etnia, cor, raça, credo ou classe social o Governo tem que nos atender, mais ao se falar de povos indígenas o Governo Federal é o principal que deve nos atender.

A saúde já está sucateada há bastante tempo, nosso povo morrendo por negligencia da saúde. Com a FUNASA já era ruim, imagina sem ela como vai piorar ainda mais o atendimento dos nossos parentes.

A FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma instituição do Governo Federal responsável pelo saneamento em geral e pela saúde indígena.

A FUNASA atende a uma população de mais ou menos 600 indígenas, pertencente a mais de 250 povos em todos os estados.

A FUNASA tem 34 DISEI (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), levando em conta diferentes aspectos geográficos , sociais, culturais e econômicos. Eles são divididos como Pólo Base com equipes de saúde, ou melhor, deveria ter essa equipe, mais infelizmente essa “equipe” é pela metade.

Uma das coisas que me deixa revoltado é que o nosso Distrito Sanitário está tão longe, pois ele fica em Santa Catarina, Litoral Sul. Temos que todos os povos se unir para lutar por um Distrito de Saúde em cada Estado Brasileiro, para não depararmos com essa burocracia no atendimento do nossos povos indígenas.

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado após a aprovação da Constituição Federal de 1988, que tem como um de seus órgão a FUNASA, mais o SUS também não dá conta de atender a população em geral, imagina ao se falar que somos indígenas, ai que não atende mesmo, mais eu nasci indígena e morrerei indígena.

Nossa saúde está cada vez mais terceirizada, os quais quem saem bem nessa historia toda é a FUNASA e as ONG´s, empresas e etc, por exemplo a FUNAI/FUNASA faz convênio com a UNB (Universidade de Brasília) para atender os indígenas , no entanto a UNB está envolvida com a corrupção, fazendo com que alguns funcionários viajassem para o Sul da Ásia com o dinheiro da nossa Saúde, ou seja enquanto as vidas dos nossos parentes voam para os céu, os corruptos voam para passar boas aventuras no luxo do dinheiro da nossa saúde.

Temos que dá um basta nisso, e lutar para manter uma instituição própria para a nossa saúde, pois o Governo quer municipalizar a saúde e acabar com a instituição voltada para os povos indígenas.

A saúde já é péssima em nossa aldeia, imagina pra nos que somos tachados de índios desaldeiado, por moramos na cidade grande.

No dia 15 e 16 de Novembro, eu vou participar de uma discussão a respeito da saúde indígena na cidade de São Paulo.

Edcarlos – Carlinhos - Pankararu

edpankararu@yahoo.com.br

www.projetopindorama.com.br

 
Layout por SRSAM Comunicação